Minha lista de blogs

domingo, 14 de março de 2010

ALGA SEM INCIDÊNCIA NO RIO CAUSOU MORTANDADE DE PEIXES NA LAGOA

Chegou ao fim o mistério que envolveu a mortandade de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas no último dia 26 de fevereiro. Como já se suspeitava, o desastre ambiental foi realmente causado pela proliferação de uma alga tóxica da espécie chrysochromulina, responsável pela liberação de uma toxina que lesiona as células das guelras dos peixes, impedindo a absorção de oxigênio.

O fato novo é que não havia qualquer registro de incidência anterior de proliferação dessa espécie no Rio que, no entanto, já foi observada e monitorada em vários lugares do mundo. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (12/03), a secretária do Ambiente, Marilene Ramos, divulgou o resultado com base no laudo do Laboratório de Ficologia do Museu Nacional da UFRJ.

Portanto, está totalmente descartada a possibilidade de o acidente ter sido causado por despejo de esgoto ou derramamento de produtos químicos. Segundo Marilene Ramos, o que favoreceu o crescimento da alga foi a mudança brusca de temperatura da água, associada à baixa salinidade, devido ao grande volume de chuva do dia anterior e ainda à grande carga de matéria orgânica e nutrientes carreados do solo para a lagoa pelas galerias de águas pluviais.

– No dia 25, choveu mais de 46 mm somente no Jardim Botânico. Não existe viabilidade técnica ou econômica que impeça a água da chuva de chegar ao corpo hídrico, nem é ecologicamente adequado, já que a lagoa recebe a drenagem de toda a bacia contribuinte do entorno. A prova de que não houve redução do oxigênio na água é que a pesca no local não foi alterada. A alga atingiu com mais força peixes da espécie savelha, que não têm valor comercial – explicou.

www.inea.rj.gov.br

Agora, basta saber se o inea está verificando as ligações de despejo de esgoto clandestino que existem na Lagoa para evitar problemas parecido com este...

Nenhum comentário:

Postar um comentário